30 m². Precisa mais? Veja quitinetes charmosas

 

Veja três projetos de apartamentos minúsculos, de 25, 28 e 30 m². No melhor estilo quitinete, eles são cheios de soluções para quem vive em poucos metros. Materiais de boa qualidade, unidade visual e transparência são algumas das dicas. Conheça:

 

Sofisticação em 25 m²

É possível viver confortavelmente em um apartamento de apenas 25 m²? Na opinião da arquiteta Fabiana Frattinie da decoradora Carla Manfrini, sim. Ao repaginar este espaço, as duas sócias provaram que, mesmo em poucos metros, podem-se unir criatividade, praticidade e bom gosto. O que parecia um grande quarto sem vida hoje é uma espécie de quitinete de luxo, repleta de bons materiais, tons aconchegantes e tecnologia. A ideia era produzir uma decoração sóbria e marcadamente masculina. O piso foi trocado por assoalho de peroba ebanizada e as paredes foram pintadas de fendi, tom que confere aconchego. A cozinha apenas foi atualizada com novos puxadores e uma nova bancada de granito preto. Os demais móveis foram feitos sob medida, em carvalho, carvalho ebanizado e freijó composto. O suporte pivotante de aço inox que sustenta a TV de plasma divide os ambientes e dá o toque high-tech, bem-vindo quando se quer modernizar um espaço.

Foto André Fortes

.


28 m² e muitos balangandãs

Quando decidiu se mudar do Rio de Janeiro para São Paulo, a arquiteta Alexandra Albuquerque tinha poucas definições sobre o futuro. Uma delas, porém, era certa: morar no Copan. Pois foi no vigésimo-sexto andar que a carioca decidiu montar sua casinha. Casinha mesmo: são apenas 28 m², com quarto que também é sala, cozinha e banheiro. Com a ajuda do amigo e designer de interiores Gabriel Valdivieso, Alexandra criou um espaço que tem muito a dizer. O papel de parede floral, por exemplo, sinaliza ser este um lar de menina. Garimpados em antiquários, os móveis prestam homenagens ao passado. Desafiado a palpitar na decoração deste espaço tão pequeno, Gabriel adotou como ponto de partida o formato retangular do imóvel. “Para darmos unidade visual, a pintura da parede e a cortina foram feitas idênticas: metade amarela, metade branca.” Na quitinete, não há sofá. Amigos, quando visitam, sentam-se na rede, na cama ou na poltrona de vime.

Foto Edu Castello

.

Transparências em 30 m² 


Cinco armários cumprem a tarefa de acomodar absolutamente tudo neste apartamento de incríveis 30 m². O da sala guarda a TV, livros, revistas e CDs. Os dois móveis da cozinha acomodam louças, panelas e mantimentos, além do microondas. No armário do quarto ficam roupas, lençóis e cobertores e, no do banheiro, toalhas e produtos de higiene. Móveis com dupla função e o uso apropriado do acrílico completam as soluções que driblam a metragem enxuta. O apartamento pertence a um empresário norte-americano que vive em Miami, nos Estados Unidos, e passa uma pequena parte do mês na capital paulista, onde trabalha. As medidas ínfimas obrigaram as arquitetas Mariana Simas e Fernanda Moreira, responsáveis pela reforma e pela decoração, a reforçarem, em cada etapa do projeto, a sensação de amplidão. Começaram pelo piso, usando epóxi branco de alta resistência na sala e na cozinha. “O epóxi não tem nuances, o que faz o lugar parecer realmente maior”, diz Mariana. Com a mesma intenção, elas optaram por trocar a parede que separa a sala do quarto por uma porta de acrílico transparente. “Assim, o olhar percorre todo o espaço, que nem parece tão pequeno”, explica. Por sua suavidade e limpidez, o acrílico aparece ainda nas cadeiras da bancada de refeições e nos cubos usados como mesas de cabeceira.

Foto André Fortes

Fonte: Revista Casa e Jardim

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s